terça-feira, 25 de agosto de 2009

Summer Athletics 2009 Review


Depois de Summer Athletics e Beijing 2008, dois jogos que deixaram muito a desejar não só no que toca há opinião da crítica mas também pelo rápido abandono dos seus produtores (mais evidente na SEGA, produtora de Beijing 2008). Estava na altura de um jogo retratar um evento atlético com, no mínimo, mais qualidade do que até então… Uma coisa é este palavreado todo, outra é a realidade. Toda a gente sabe que um jogo deste tipo NUNCA poderia ter nem uma semelhança nas vendas face a outro género de jogos , só porque há partida não têm o que vende, ou futebol / basketebol (mais nos EUA), ou sangue e chumbo, ou um RPG tipo WOW. Este é um dos grandes (se não o maior) entrave há expansão deste tipo de jogos.

Então vamos lá á análise do jogo. Na verdade, as melhorias fizeram se sentir, e este Summer Athletics 2009 deixará muita gente pegada ao ecrã, como me deixou (inicialmente) a mim. É simplesmente fantástica a quantidade de modalidades disponíveis neste jogo. Pensem numa, qualquer… Se estiver no ramo do atletismo, então encontraras neste Summer Athletics 2009.



Comecemos pelo menu principal. O grafismo é muito bom, dando um ar muito “limpo” ao jogo. Neste teremos 8 opções, “Single Event”, que é algo como um “Quick Start”, onde poderemos escolher desde tiro a sprint, de lançamento do martelo ao salto com vara. Enfim, poderemos fazer o nosso próprio jogo, e poderemos jogar com o nosso amigo, quem em Slipt Screen, quer em Hot Seat, que funciona bem em competições não-simultâneas (quer o triplo-salto, quer o lançamento do martelo), mas não tão bem em competições simultâneas . Depois temos “Competition”, que é isso mesmo, competições, onde podes personalizar a tua própria competição, ao estilo do decatlo (que também está lá). Depois temos “Carrer”, similar a competition, mas com o a grelha apuramento-final. A 4ª secção é também a mais importante, Berlin World Cup, uma recreação do campeonato do mundo de atletismo deste ano. Depois também há “Medals”, “Achivments”, “Records” e “Options”

A jogabilidade é complicada no inicio, para quem ou não está habituado a um comando como eu (sim, finalmente usei os meus 19,99 € inteligentemente gastos num comando da ThrustMaster), mas também serve para se ganhar destreza, e com uma a duas semanas já se consegue dominar bem o jogo, apesar de não se conseguir tão facilmente bater um recorde mundial, mas jogar em difícil não será, hum… difícil!


O meu computador, como já me queixei, não é grande espingarda, mas nas definições máximas, o computador rolava a 100%. É caso para dizer que este jogo neste sector está graficamente parado no tempo… Nota boa para os vídeos antecedentes ao início das provas e final.

O som é muito bom, e recria satisfatoriamente o ambiente num estádio olímpico.

Outra coisa que não caí bem é a falta de atletas reais, isto é, não jogaremos como a Naide Gomes ou o Nélson Évora, mesmo que possamos criar o nosso próprio atleta.


No que toca a jogos deste tipo, melhor do que Summer Athletics 2009 não há, mas mesmo assim, o caminho é muito longo. Tudo está a necessitar de um “upgrade” para o tornar mais actual, mais divertido e mais esteticamente bonito…. No final temos um jogo medíocre, que pode proporcionar algumas horas de divertimento, mas sem passar disso. Até fiquei um bocado decepcionado...

Bons saltos, sprints, lançamentos, pedaladas, tiros, braçadas, and so on.

3 comentários: