sábado, 6 de junho de 2009

Tetris 25 anos!

O tão conhecido “Tetris” faz hoje 25 anos desde a sua invenção. “Tetris” (ou Тетрис em russo). Dispensando apresentações, este foi inventado por uma equipa de informáticos dois informáticos russos e um estudante de dezasseis anos (também russo).

É caso para dizer, como isto mudou, hein? Imaginem, 25 anos. Os jogos como Tetris marcaram uma geração de jogadores de café, ou até mesmo para pessoas com menos posses, aqueles pseudo game boys que tanto se via a venda em lojas chinesas ou na feira a cerca de 5 ou 6 anos. Tive MUITOS colegas com maquinetas dessas, e admito que também tinha uma, e estas eram como quase uma aula de matemática, onde tínhamos de puxar pela cabeça para termos uma pontuação “jeitosa”. Agora tudo é diferente, os jogos já não têm um carácter educacional dos poucos jogos de estratégia que há, metade tem guerras, tiros, murros (mesmo sem ser um FPS.).

Sim, já houve tempos em que um jogo feito sem fins lucrativos tinha grandes audiências. Sim, já houve jogos que fizeram com que não só os dedos trabalhassem. Sim, já houve jogos inteligentes. E finalmente sim, já houve tempos em que 90% dos jogos não tinham como aspecto central a violência.

Sem comentários:

Enviar um comentário