sexta-feira, 19 de junho de 2009

It's all about money


Boas pessoal… Sei que ando meio “morto” aqui no blogue. Tenho pena mesmo, mas muitas complicações desde a escola ao Ikariam (passando pelo meu novo passatempo, “fazer” vídeos) tudo impediu de escrever alguma coisa decente (ou dessente como disse o outro). Também não há carteira para andar todos os meses a comprar jogos novos, e não tenho como princípio escrever reviews com base num jogo pirata.

Já vai muito tempo que tenho um post similar a este em mente. O dinheiro. Como é que um papel pode ter tanto valor? E vale! Vale o teu computador, a tua Playstation, as tuas sapatilhas de marca e, claro, os jogos que tu (supostamente) compras ou não. Até a pirataria envolve dinheiro! Afinal, it’s all about money…

Comecemos pela base da pirâmide, o teu dinheiro. Não te custa, uma vez por mês, deixar lá os teus lindos 50 euros por aquele jogo fantástico? A verdade é que em Portugal, o preço de um videojogo é ridículo! Vejamos o preço de um jogo acabadinho de sair em Portugal e na Grã-Bretanha. O SIMS 3 está na “Game” portuguesa a 59,90 euros. Já na “Game” inglesa está a 29.90 libras, ou seja, 32,65 euros…. Será isto admissível? São quase 28 euros de diferença! Na Grã-Bretanha equivale a comprar outro jogo do mês passado! E depois já nem se fala do tempão que leva (em Portugal) do preço normal ao preço verde/laranja/azul/cor-de-rosa as pintinhas roxas… Sinal disto mesmo é a existência de cada vez mais pessoal a encomendar de outros países europeus os seus jogos que, mesmo com os custos de envio, fica mais barato…

Agora, os números grandes. Estava eu há uma ou duas semanas a navegar pela internet, quando noto numa notícia no fórum Left 4 Dead Brasil. O grande L4D, que saiu a nada menos nada mais do que meio ano (bem quente ainda, hein?). Terá a sua sequela no mês de Novembro. A Valve provou (mais uma vês) que o consumidor não interessa. Que quem gasta 50 euros por um jogo “não é gente” e que os fanboy’s são “lixo”. Tudo se resolveria por actualizações (como a que no trouxe o survival mode e o SDK). Por isso, no steam, há um grupo de boicote ao L4D2 (NO-L4D2) http://steamcommunity.com/groups/L4D2boycott. Eu aderi, vai tu aderir?

No fim de contas, é tudo há volta do dinheiro… Podiam pensar um bocado no consumidor, não acham?

Bons tiros!

2 comentários:

  1. oi e sepostasses os teus videos para ver o que a malta acha?
    ja agora tambem podes fazer antevisoes de jogos...mas isso tu e que decides...

    ResponderEliminar
  2. Vídeos de eu a jogar? O maior problema é o software, que eu não tenho. Mas se entre tanto aparecer alguém que me ensine, estou 100% de acordo...

    E ante-visões, faço todos os meses. Se reparares aí nas etiquetas, há uma com o nome "os meses e os jogos". Ainda só postei neste mês. Para o próximo, posto outro.

    ResponderEliminar