quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Uncharted 2 Among Thieves Review


Os cinemas são uma coisa escura, fria e chata, onde podemos levar com o barulho de um saloio qualquer a comer pipocas. Ainda para mais, temos de nos resignar ao que vemos, e a interactividade é pouca. Mas graças à Naughty Dog, nos temos uma solução. E essa solução chama-se Uncharted 2 Among Thieves. Um dos poucos jogos, que por si só, justificam totalmente a compra de uma PS3. Os quase actuais 70€ parecem uma ninharia ao pé deste grande título.

O caçador de tesouros dos nossos tempos, Nathan Drake, está de volta. Desta vez, o que move o nosso herói é o caminho percorrido por Marco pólo até à mítica cidade de Shambahla, situada no alto dos Himalaias. Lá encontra-se a pedra de Chintamani, que supostamente promete dar poder absoluto ao seu possuidor. No meio, passamos por países como Tunísia e o Bornéu, somos confrontados com diversificados cenários, e tudo espectacular!

O enredo é simples e muito hollywoodesco. As traições estão sempre presentes e não te pasmes se fores pontapeado pelo teu próprio amigo, ou ser denunciado pela tua amiga colorida. Um triângulo amoroso entre o nosso herói, Chloe , a sua ajudante na procura por Shambahla, e Elaina, a jornalista que encontramos no anterior Uncharted, que orgulhosamente se apresenta como “A melhor modelo do mês passado”. Para além destas personagens, encontramos ainda Sully, o “velhote” que também o encontramos na primeira entrega, Lazarevic, o vilão da história, que inicialmente contrata Drake para roubar uma relíquia de Marco Polo, e o traidor Flynn, um britânico ligado ao passado de Drake, é este quem te “puxa” para esta grande aventura, primeiro é teu ajudante, e depois, um dos inimigos.

A comédia, também muito presente no jogo, e muito mais a sensação que este explorador poderia ser qualquer um de nós, dá aquela sensação de estarmos a ver um filme, em vez de um jogo (para além de nos aproximar da personagem).

O grafismo é espectacular. Mesmo muito. Nota-se que os pequenos detalhes não foram deixados por mãos alheias, e até tenho alguma pena dos editores gráficos do jogo, pelo desrespeito que é passar 3 minutos num cenário que deve ter durado horas a montar. As cut sceans também estão espectaculares, e a transição para o “jogo” propriamente dito é tão suave, que num piscar de olhos já estamos outra vez no controlo do Drake. Também os caminhos estão muito bem salientados, mesmo que em algumas partes seja preciso um olhar mais atento, não ficamos “encalhados” durante muito tempo no sítio A ou B.

A jogabilidade é a normal de qualquer Third Person. Nota-se que está muito limada, e a maior parte das veses, é correspondido a 100% qualquer movimento efectuado no comando.



Um jogo online diferente de qualquer outro, com níveis verticais, traz ainda mais longevidade a este U2. Os modos são muitos, desde um team deathmatch, ao roubo do tesouro, passando pelos modos coperativos, onde terás de enfrentar hordas de inimigos, ao lado de 2 amigos teus. A diversão é tanta, que até deixei, durante algum tempo, o modo história um pouco de parte. Com um sistema de níveis, podes comprar novas actualizações para a tua M4A1 ou AK47 (a versão de ouro fica a matar). E mais, podes também, comprar novas “capas” dos heróis do jogo. Qual o teu favorito? Drake versão assalto? Elaina versão Tibete? Mais tarde poderás jogar como o próprio Marco Polo.. E depois há os turbos, que te podem fazer recarregar a tua arma mais rápido, ou receber mais munição a cada entrega. Ainda há muito por explorar!



Uncharted 2 Among Thieves é simplesmente um daqueles títulos imperdíveis. Estamos a assistir ao nascer de uma grande saga, que muito provavelmente daqui a 5, 10, 15 anos será tão conhecida como o Super Mario. Com um grafismo excelente, jogabilidade excelente, uma história excelente e um jogo online ainda mais viciante faz com que tenhas de, obrigatoriamente, comprar este grande título. Já fazia falta um jogo que nós sentisse-mos que a equipa excedeu-se. E Uncharted 2 Among Thieves não só excedeu as expectativas, conquistou. Tudo e mais alguma coisa.

Bons tiros!

Esta análise foi premiada no passatempo "Uncharted 2 Siege Expansion" do fórum MyGames.

Sem comentários:

Enviar um comentário