domingo, 14 de março de 2010

Diário de Bordo 13-03-2010 “Game Devolpers Conference”

Está quase a acabar a GDC deste ano. Nela ficamos a conhecer o Playstation Move, alguns jogos que acompanharão este “adereço” da PS3, novos jogos da Nintendo, e o habitual GDC 2010 Game Developers Choice Awards... Passemos a Game Developers Conference deste ano em revista, que tem lugar em San Francisco, California.
Comecemos pelos jogos anunciados. A terceira parte de Deus Ex foi apresentada. Human Revolution, da Square Enix e Eidos Montréal, é um Sci-Fi FPS e foi deixado a conhecer ao público com um trailler que deixa água na boca. 8 anos depois da release do último Deus Ex, teremos um jogo de stealth, com traços de RPG também, ou seja, um jogo único. Mais informações estão marcadas para a E3 de 2010.

Medal of Honor está de volta. Pela primeira vez, não será um jogo focado na Segunda Guerra Mundial, mas na guerra moderna, no Afeganistão. Tenho medo que se torne um rip do MW, mas pelas imagens teremos mais um bom título por parte da Electronic Arts. Civilization V, da 2K Games também foi apresentado. No que toca aos próximos DLC’s, quer Dragon Age: Origins, quer Heavy Rain já anunciaram os seus novos conteúdos para download.

Numa conferência da 2K Games foi explicada como é que se chegou ao visual tão artístico de Borderlands (que antes foi pensado um bocado mais retro, do género de Fallout 3), assim como também Assassin’s Creed 2 teve direito a uma retrospectiva mais profunda por parte do Designer do Jogo, Patrick Plourde (ainda me pergunto como é que franceses poderão fazer um jogo tão bom). Na Wii também houve novidades no que toca a jogos, no qual se destaca “HardGrip”, um jogo de escalada exclusivo para a Wii.

E claro, também foram focados aspectos como o humor nos vídeo-jogos, modelos empresariais, a publicidade e modas emergentes, tudo a volta dos video-jogos.

Também houveram apresentações de jogos já lançados ou com lançamento previsto para breve, como o God Of War 3 e Final Fantasy XIII.

No que toca ao GDC 2010 Game Developers Choice Awards, o grande vencedor foi, claro, Uncharted 2: Among Thievs, que levou para casa os prémios de Jogo do Ano, Melhor Argumento, Melhor Tecnologia, Melhores Artes Visuais, e Melhor Áudio. Isto reforça a minha posição de que o U2 é, sem dúvida, o melhor jogo para PS3, e um dos melhores desta geração! Noutras categorias, o jogo da DS Scribblenauts, que levou para casa os prémios de Melhor Inovação e o de Melhor Jogo Portátil. Melhor Desenho de Jogo foi para Batman Arkham Asylum. Tenho mesmo de jogá-lo antes da chegada da sua sequela marcada para este ano. Flower, o jogo para a PSN, venceu na categoria Melhor Jogo Descarregável, enquanto que o RPG para PC, Torchlight, foi considerado Melhor Jogo de Estreia. O Farmville venceu a categoria de Melhor Jogo Social/Online. Grande fail, na minha opinião. Na parte do Social, nada contra, mas Online?

Mais fica ainda agora por enunciar, mas, para mim, o GDC deste ano foi um sucesso, com a apresentação do PSMove, novos jogos como GOWIII e FFXIII, e a “revista” do ano passado. Quer o site IGN, como Gamespot tiveram coberturas muito boas, com algumas "transmissões" em directo (ainda sexta estive até à 1 e 30 a ver o Today on the spot "ao vivo e a cores").

Bons movimentos!

2 comentários:

  1. Mto bom post! :D

    A categoria do farmville devia ser um jogo social online...tudo junto, se nao nao ganhava esse premio...

    ResponderEliminar
  2. Parece que se esqueceram do Online, e nesta categoria, nada a dizer sem ser MW2...

    ResponderEliminar