sábado, 13 de março de 2010

Impressões sobre o Playstation Move


Falemos sobre esta “lamparina”, apresentada na GDC.

Este é o comando do novo sistema de movimento da Sony, o Playstation Move. Nós sabemos que as meninas vão ser as primeiras a comprar isto (xD), mas voltando ao assunto, o PSM é a nova aposta da Sony nos controles de movimento, que usa um comando (se é que lhe podemos chamar) muito parecido com o da Wii, mas serão assim tão parecidos? Do que vi do vídeo do Motion Fighter e do SOCOM 4 a minha resposta é sim e não, já vão perceber porquê.

As impressões são baseadas no vídeo e não por experiencia, por isso não sei qual é a sensação de estar mesmo a jogar com ele, já que estamos esclarecidos vamos lá começar.

Motion Fighter

Motion fighter utiliza não só o Playstation Move, mas também o Playstation eye, que, segundo um representante da Sony, serve para detectar o jogador de forma que ele consiga movimentar-se no campo, sobre o jogo em si, é um beat’em up, de 1 contra 1 em que a câmara está a atrás da personagem e em que o jogador tem de executar certos movimentos para derrotar o seu oponente, uma coisa que notei logo é que os comandos respondem só a certos movimentos e não a todos como os jogos mostrados para o Project natal, mas isso pode ter sido por ter sido programado assim e não por limitação do comando. Outra coisa que notei é que o comando, mesmo que faças os movimentos correctos, não responde, mas há duas possíveis explicações para isto, pode ser da latência, que a apesar de pouca é notável ou pode ser de o jogo estar numa fase beta, logo, não está bem “afinado”, qualquer que seja a resposta aposto que a versão final não terá estes problemas.


Como as minhas mãos estão cansadas de tantos socos, vamos passar às armas

SOCOM 4

Este é um dos dois títulos em que foi confirmado que usará o PSM como comando alternativo (sendo o outro o inovador e divertido Little big planet), para quem não sabe, SOCOM: U.S Navy Seals é um Third person shooter sobre a marinha América e é considerado um dos melhores jogos online para a PS2 e para PSP, mas deixemos de falar da série em si. SOCOM 4: US Navy Seals (que mal esperar pelo seu lançamento) usa o Playsation Move, mais um comando em que só tem um analógico, parecido com o Nunchuck da Wii, o jogador usa o “Nunchuck” (vamos chama-lo assim por agora) para movimentar a personagem, o PSM para apontar e os seus botões para disparar, comandar e entre outras coisas, o vídeo em si não dá para se ver muito bem como se controla ou se existe muita latência, mas o representante da Zipper não me pareceu ter problemas a dizimar os seus adversários.


Concluindo, o Playstation Move não vai ser nenhum Wii killer, mas é uma grande aposta por parte da Sony para tentar atrair mais jogadores casuais e possivelmente, uns mais hardcore com o uso do PSM como comando alternativo em jogos como o SOCOM 4, mas será que funciona correctamente? Bem, só quando tiver um nas mãos é que vos posso responder.

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