sábado, 22 de maio de 2010

Máquina do Tempo – Pac-Man

 
Está na hora de fazer a minha primeira máquina do tempo. Quem andou ontem pela Internet e passou pelo Google já sabe do aniversário de Puck-Man, ou na versão final, Pac-Man. O círculo amarelo fez 30 anos. Mas o que é que as novas gerações sabem sobre ele? Apenas um jogo de Flash que de vez em quando aparece nos “Minijuegos” ou no “Miniclip”? Pois bem, Pac-Man é muito mais do que isso..



Quando foi lançado, a 22 de Maio de 1980, nas Arcadas, Pac-Man tomou o mundo de assalto. Com o objectivo de aprazer a miúdos e graúdos, homens e mulheres, a pequena personagem amarela fez furor nas salas de arcada por todo os E.U.A.. Este jogo demonstrou que não era preciso juntar-se naves e tiros para haver diversão. Com a sua doçura e charme irresistível, Pac-Man tornou-se uma das personagens mais conhecidas do mundo inteiro e uma marca mundial, que rendia milhões, quer em moedas nas Arcadas, quer em lancheiras, bonés, t-shirts, cantis, um desenho animado, cereais de pequeno almoço, enfim, tudo o que seja possível e imaginário.

Depois veio a Atari 2600, que prometia trazer o pequeno bichinho amarelo para as consolas. Mas devido a limitações de hardware, um curto período de produção, a versão caseira de Pac-Man foi uma desilusão para muitos jogadores. Na verdade, a 2600 não “aguentava” ter todos os fantasmas no ecrã ao mesmo tempo, e por isso eles piscavam, levando a que o amarelhinho tivesse mortes misteriosas por causa de fantasmas que, não se viam! Apesar de tudo, como era um jogo grátis (o mesmo sistema de quando actualmente se compra uma Wii, ela vem com o Wii Sports ), e ajudou a vender centas de Atari’s 2600.



Pac-Man saiu para 13 plataformas, onde o grande destaque é mesmo a versão de Arcadas, mas também nas consloas caseiras como a Atari 2600, Atari 5200, Commodore 64, MSX, NES, Intellivision, Sega Game Gear, Game Boy, Neo Geo Pocket Color, Game Boy Advance, Telemóveis e Nintendo DS. Teve também direito as sequela na Mega Drive/Genesis e também na Super Nintendo. Para além dos vídeo-jogos, Pac-Man teve direito ao seu desenho animado, no qual entrava também Miss Pac-Man (que mais tarde também teve o seu próprio jogo), o seu gato, o seu cão e o seu peixe. Sem falar de todo o merchandising…

Bons “waga waga waga”.

4 comentários:

  1. que tal uma parceria?

    http://gameracoriano.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Grande Pacman! :D Ainda nos dias de hoje faz as delícias dos gamers.

    Cumps!

    ResponderEliminar
  3. Foi giro poder jogar Pac-man na página inicial do Google

    ResponderEliminar
  4. Concordo, agora o google perdeu a piada :(

    ResponderEliminar