sexta-feira, 18 de junho de 2010

E3 2010: Conferência da Ubisoft


Infelizmente não tenho tido quer o tempo, quer a paciência necessária para escrever diariamente sobre as milhares de novidades desta E3. Mas continuando, no mesmo dia da Microsoft e da Electronic Arts também tivemos também a conferência de imprensa da Ubisoft. Se calhar o jogo mais esperado, da empresa francesa, para esta E3 é, sem dúvida, Assassin’s Creed Brotherhood. Vejamos então os meus apontamentos sobre o que se passou em Los Angeles. Começo por dizer que a escolha do apresentador, um actor que participa em “Community” e “The Soup”, Joel McHALE, um homem bem-humorado e sempre com uma piada na manga, fez com que esta fosse a mais divertida conferência de se ver, e deixando de ser maçuda como, por exemplo, a conferência da Electronic Arts.

Child of Eden

A conferência começou com a aparição de um Asiático com luvas “a la Mickael Jackson” em frente de um monitor a jogar algo muito abstracto. Sabem aqueles filmes nacionais, que ninguém entende pitada, mas que dizem que é muito bom? Tenho aqui um arrepiozinho na espinha que me diz que é bem possível que seja algo parecido como isto. Numa visita a um site de excelência sobre gaming (Wikipédia), pode-se ler que este será um “music-driven synesthesia shooter”.

Tudo o que vos posso dizer é que passem pelo Youtube. E vejam do que é que estou a falar. Tetsuya Mizuguchi, designer do jogo, referiu-se que Child of Eden como sendo um jogo “baseado numa sinestesia. A ligação de diferentes sentidos através de diferentes estímulos. Adaptar este princípio para a música toma forma nas cores do meu jogo. Com o Kinect, da Microsoft, somos capazes de oferecer esta experiência de sentidos”.

Assassin’s Creed: Brotherhood

Mas que trailer meus amigos! Faz me querer ir a correr encomendar o jogo numa loja online (eu é que não sou parvo!). Ezio envelheceu. Passou a ser uma lenda em toda a Itália, levando a que seja o alvo principal dos templários. Desta vez, em vez dos Di Pazzi e outros alvos do protagonista, teremos César Bórgia, que em conjunto com o seu pai, será o principal vilão de Assassin’s Creed: Brotherhood.

Depois do magnífico trailer, foi nos apresentada a demo que está jogável a esta hora em L.A. Numa rápida explicação, veremos Monteriggioni ser atacada pelos templários. Num ambiente caótico, Ezio terá de destruir alguns canhões e matar dezenas de inimigos, só para depois se deparar com a morte de Mario, o seu tio que o iniciou como Assassino e ser ele próprio alvejado no ombro. Pelo que li, uma nova ordem então nascerá, e será necessária uma irmandade para atacar no coração do inimigo ou seja, Roma, centro do poder e da corrupção.

Ah, e não nos podemos nos esquecer do modo online. Fiquem à espera por mais posts sobre este jogo.

Shaune White Skatebording


Para muitos o nome Shaune White não lhes diz nada. Pois bem, duas vezes medalhado nos X Games (para quem também desconhece, as olimpíadas dos desportos radicais) e também medalhado nos Jogos Olímpicos na categoria de snowboard (atenção que este é um jogo de skateboard!), Shaun White teve um ano em grande, e em adição, também têm o seu próprio videojogo. Paleio e apresentações à parte, falemos do que foi visto na conferência.

A demonstração do jogo que vi pareceu-me muito bem conseguida. Num pequeno resumo, Shaun depara-se com uma cidade viciada no trabalho, acizentada. O conceito é simples: mudar o mundo através do skateboard. Ao fazer todos os truques e manobras, o mapa vai ficando colorido e as pessoas alegres e até se vêm outros skateboarders. Mas a característica mais sonante deste jogo é o “shape it”. Vejam-no aqui.

Battle Tag


Penso que o futuro dos videojogos passará também um bocado por aqui. Quem é que nunca se imaginou a jogar Counter-Strike no mundo real, em nossa casa? Pois, com este sistema poderás jogar com os teus amigos uma Deathmatch inofensiva, com direito a pistolas (assemelha-se a uma glock a que vem com o jogo). Portanto, é um videojogo, não o sendo. Pareceu-me ainda muito pouco trabalhado, mas num futuro próximo, serão jogos como estes que estarão na moda!

Merg

Wii fites e Cia. É o que hoje em dia muita gente procura desta indústria. Este jogo, que vem com o seu próprio medidor de tensão, ritmo cardíaco e ritmo respiratório promete ajudar-te no teu dia-a-dia, com exercícios de respiração (o que vi na demo) e de variados outros tipos.

YourShape Fitness Evolved

Não há muito mais para dizer sobre este jogo para além do que o Rui escreveu no post sobre a conferência da Microsoft. Pois bem, um visual bonito e descontraído, uma música calminha e fitness! Espero ver uma peça no telejornal da TVI a noticiar idosos a jogar YourShape Fitness Evolved.

Raving Rabbids Travel in Time

Devo admitir que ri com o excelente trailer deste jogo. Sinceramente, já tinha visto estas personagens nalgum sítio (penso que tenha sido num qualquer spot televisivo), mas não os associava à Ubisoft nem a nenhum jogo de vídeo. Infelizmente tudo o que apareceu foi o trailer e a informação que será um jogo para a Wii, portanto não sei o que vos dizer mais se não que será provavelmente um jogo porreiro para o teu irmão de 7 anos.

Tom Clancy’s Ghost Recon: Future Soldier

Este parece-me um jogo porreiro para todos os que estão numa vertente mais táctica. Para quem conhece TC Ghost Recon (eu admito que não estou nada familiarizado com a série) deverá esperar um Tactical TPS. Deixo um mote para o Rui, que falará noutro post sobre este jogo.

Driver: San Francisco

Jogos de carros e sandboxes. Pois, em Driver: San Francisco os dois mundos unem-se, e pelo que vi na demo, de uma maneira até satisfatória. A história é simples, o protagonista tem um acidente e está em coma. Enquanto isso tem um sonho. Esse sonho é o que tu vais jogar. Este é um excelente pretexto para termos uma das principais funcionalidades deste jogo. Em vez de andares a roubar carros, podes simplesmente parar o jogo e mudar de carro em plena viagem. Dá jeito para, por exemplo, simplesmente mudar de sentido ou continuar numa perseguição. Mais uma boa demo.

Maniaplanet

TrackMania. Um jogo online gratuito que eu próprio já me “viciei”. O conceito é simples: dar ferramentas aos próprios jogadores para criarem novas pistas, elevando as horas de jogo para ao infinito. A recompensa? É o jogo de carros mais jogado no PC, e em expansão! Então, a Ubisoft pegou no conceito e elevou-o a algo muito maior. O ManiaPlanet. Nele poderás jogar os três géneros mais jogados nesta indústria. FPS, Racing e RPG. Nada mais foi mostrado se não um teaser explicativo, sem qualquer gameplay ou informação se será freeware ou se será pago. Ver para crer, right?

Boa E3!

1 comentário:

  1. Bom post ;) Nao vais fazer um sobre a EA pois nao? Eu ate gostei da apresentaçao, talvez melhor k a microsoft mas tmb nao quero fazer esse post xD

    Maniaplanet = Interessante
    Child of Eden = WTF?!
    Driver = NFS Hot Pursuit
    AC: Brotherhood = EPIC!

    O jogo do Shawn White tmb nao parece mau, mas tambem ja é o 3º dele xD (Tem 2 de snowboard) e o future soldier ta mto fixe +.+ pelo que parece vou ter que ser eu a falar dele, por isso ppl esperem por algum post onde eu meta a descriçao do demo do jogo ^^ (e nao aconselho o demo do GRAW 2 da psn!)

    ResponderEliminar